• Grey LinkedIn Icon
  • Grey Instagram Icon

 Grupo de Estudos Online  

  Brasil 2018  

  Mulheres Que Correm Com Os Lobos  

  Mitos e Histórias do Arquétipo da Mulher Selvagem  

  De Março à Junho 2018 
  Quartas feiras das 20 - 22horas  

O que significa ser mulher hoje?

Onde reside a alma feminina?

Quem somos no mundo como mulheres?

Dentro de cada mulher, vive uma força poderosa, cheia de sábios instintos, criatividade apaixonada e conhecimento sem idade. Ela é a Mulher Selvagem, que representa a natureza instintiva das mulheres. Mas ela é uma espécie ameaçada de extinção. No livro Mulheres Que Correm Com Os Lobos, a Dra. Clarissa Pinkola investiga mitos de diferentes tradições, contos de fadas e histórias, muitos de sua própria família, para ajudar as mulheres a se reconectar com os atributos ferozes, saudáveis ​​e visionários dessa natureza instintiva. Através das histórias e dos comentários neste livro notável, recuperamos, examinamos, amamos e compreendemos a Mulher Selvagem e a abraçamos na profundidade de nossa psique, compreendendo-a como uma estrutura psicológica que é pura magia e cura.

Este grupo de estudo tem como objetivo a leitura e a reflexão conjunta sobre os múltiplos arquétipos do psiquismo feminino. O conhecimento das diversas estruturas existentes na psique pavimenta o caminho da auto-descoberta e mobiliza recursos capazes de fortalecer a estrada da vida da mulher. O programa irá investigar os arquétipos femininos expostos e os símbolos mitológicos apresentados através das histórias para nos aproximarmos e reconectarmos com o arquétipo da Mulher Selvagem.

ESTRUTURA DO PROGRAMA ONLINE

Durante 8 encontros nós vamos nos concentrar nos arquétipos da alma feminina. Para nos orientar nesta jornada, mergulhamos no livro Mulheres Que Correm Com Os Lobos da autora Dra. Clarissa Pinkola Esthés. Para criar uma programa dinâmico e de fácil acompanhamento nós dividimos o livro em 8 sessões.

 

Com uma curadoria cuidadosa selecionamos as principais histórias, agrupamos outras e iremos apresentar o conteúdo de maneira inspiradora e direta. A cada 2 semanas nós iremos nos encontrar virtualmente para uma conversa em grupo, veja o calendário de encontros aqui. Cada reunião online será um espaço para conversa, reflexão e perguntas. Você poderá trabalhar com idéias junguianas do subconsciente e histórias de diferentes tradições. Nossa intenção é  nos aproximarmos de nosso Self interior, para que possamos conhecê-lo e nutri-lo, a partir de nossas experiências pessoais e os arquétipos apresentados por Clarissa Pinkola Estés, Phd.

 

Durante o período do curso o participante irá receber gravações criadas especialmente para este grupo de estudos pelas facilitadoras. As gravações vão apresentar trechos, observações e reflexões dos capítulos. Também iremos adicionas perguntas, poesias e sugestões de exercícios. Estas gravações buscam facilitar e inspirar o pensamento e a leitura. Acompanhando as gravações os participantes também vão receber imagens mitológicas, textos, poemas e outros mídias para investigação.

ONLINE

Queremos fazer um curso online que é fácil de acompanhar, dinâmico e que faça parte do seu dia a dia. Durante o curso você receberá materiais por meio de e-mail e whatsapp. Você poderá participar dos encontros online através do smartphone/celular, tablet ou computador. O acesso à tecnologia será simples e nós teremos um facilitador técnico que poderá ser contactado a qualquer momento para te auxiliar na instalação do aplicativo e acesso ao grupo online. Você receberá por email links simples e de fácil acesso para conexão online. Este programa de estudo é para todos, você não precisa ter conhecimento ou ferramentas de tecnologia sofisticada para participar.

COMO ESTUDAR

Nós sugerimos que você dedique de 8 a 10 horas por mês para este programa de estudo:

4 horas por mês serão dedicadas aos encontros online.

2 horas para escutar as gravações que irão receber na semana anterior do encontro. *

2 a 4 horas para a leitura do(s) capítulo(s).

*Recomendamos que você escute a gravação com seu livro em mãos e um caderno de anotações e observações. Juntas vamos viajar pelo livro em busca da Mulher Selvagem que habita em todas nós. 

O GRUPO

Todos, mulheres e homens, são bem-vindos ao encontro. Originalmente, este livro foi escrito para mulheres na intenção de  apoiar o fortalecimento da identidade feminina.. O livro pode ser lido por homens e meninos, bem como meninas e mulheres. Os homens podem ler este livro para entender melhor as mulheres em suas vidas: irmã, mãe, esposa, avó. Ou para explorar o lado masculino e feminino de sua própria psique.

ESTE PROGRAMA É PARA VOCÊ?

Este programa é recomendado para pessoas de diferentes experiencias, para aqueles que ainda não estão cientes dos arquétipos mitológicos e para aqueles que já estudaram ou estiveram em contato com o tema. Se você está procurando por conhecimento e inspiração, este é um curso para você. Este livro alimenta mentes racionais e criativas para aprofundar e desenvolver sua compreensão de self.

PERDI UM ENCONTRO ONLINE, E AGORA?

Caso você não possa participar de uma reunião online, você irá receber um arquivo de texto com o "chat" e um audio com a conversa na íntegra. Você também poderá entrar em contato com a equipe de facilitadores para trocar reflexões em um horário mais conveniente.

 

LIVROS

O livro pode ser comprado em qualquer livraria ou sebo. Caso você queira ajuda e assistência para comprar um livro não hesite em entrar em contato conosco.

 

SOBRE O LIVRO

Através de histórias, mitos e análise junguiana, a Dra. Clarissa Pinkola Estés nos ensina que a vitalidade das mulheres pode ser restaurada através de extensas escavações "psíquico-arqueológicas" nas ruínas do submundo feminino. O livro está estruturado de modo que aqueles que não estão acostumados a esse tipo de material aprenderão não apenas histórias, mas também serão orientados para a interpretação das histórias. As histórias contêm uma variedade de imagens da Mulher Selvagem em diferentes faixas etárias e culturas. Diferentes ritos de passagens e iniciações são os temas dos mitos. A autora criou um novo léxico para descrever a psique feminina: fértil e vivificante. O material-fonte vem de uma variedade de tradições históricas e são da tradição oral e escrita. Há uma história para cada estágio da vida.

INVESTIMENTO
 

Programa online completo

8 encontros + apoio semanal para estudo +  gravações personalizadas + material com perguntas e reflexões 

valor total = 4x R$160,00 ou R$600,00  à vista

FACILITADORES

MARIA EDUARDA SOUZA

Ecologista social, escritora e educadora. "Estou profundamente interessada no trabalho de desvendar o que é ser mulher e nos arquétipos femininos. Eu li o livro Mulheres Que Correm Com Os Lobos várias vezes e estudei em profundidade o trabalho da autora, já liderei encontros e programas como este na Inglaterra. Tenho um Mestrado em Ecologia e Espiritualidade na Schumacher College e durante meus estudos acadêmicos investiguei mitologia e histórias de várias tradições. Durante um período eu morei com tribos indígenas e me debrucei sobre a arte de contar histórias e interpretar a simbologia dos mitos. Eu serei a facilitadora de conteúdo enviando gravações, auxiliando na curadoria do livro e orientando nossas reuniões. Estou disponível para dar a você total apoio nessa jornada." Leia mais sobre minha formação aqui.

ADRIANA GOMES

Psicóloga. Mestre em Educação  pela Puc-Rio.  Doutora em Ciências humanas pela PUC-Rio. Longa experiência acadêmica como professora universitária nos departamentos de Psicologia e Educação na Universidade Estácio de Sá e Gama Filho. Professora de Psicologia na Fundação Osório. Pesquisadora do desenvolvimento infantil. "Tudo o que se relaciona ao desenvolvimento humano e especificamente da mulher atrai o meu interesse.  A psicologia junguiana e as suas articulações com o inconsciente coletivo, os símbolos e arquétipos humanos foram durante anos uma forte área de meus estudos. Atualmente retomei estes estudos pois compreendo que a mitologia e os arquétipos nos são de uma enorme ajuda na lida com o turbulento mundo atual, em constante modificação."

CAMILA GRINSZTEJN

Camila irá apoiar a facilitação do programa na area de comunicação e tecnologia. Baseada no Rio de Janeiro e com mais fácil acesso as necessidades do grupo ela estará disponível para conversas e apoio no acesso online. Formada em Comunicação pela PUC RIO e pós graduação em Economia para Transição, Camila irá participar de nossas reuniões online e apoiar o grupo no Rio de Janeiro.

CONTATO

Se você tem qualquer dúvida e/ou ideias para colaborar, entre em contato conosco. Estamos disponíveis no facebook, via email (mariaeduardamsouza@outlook.com) ou whats app: +447497786843. Será um prazer conversar.

 

CALENDÁRIO DO CURSO 2018

07/Março até 13/Junho, Quarta das 20:00 - 22:00 (BRT)

07/Março

Introdução, Cantando Sobre Os Ossos, Generosidade Da Mulher Selvagem: As Historias

Capítulo 1- O Uivo, A Ressurreição Da Mulher Selvagem: La Loba, A Mulher-Lobo

21/Março

Capitulo 2 - A Tocaia Ao Intruso: O Princípio Da Iniciação, O Barba-Azul

04/Abril

Capitulo 3 - Farejando Os Fatos: O Resgate Da Intuição Como Iniciação, A Boneca No Bolso: Vasalisa, A Sabida

 

18/Abril

Capítulo 4 - O Parceiro: A União Com O Outro 

Capitulo 5 - A Caçada: Quando O Coração É Um Caçador Solitário, a Mulher-esqueleto: encarando a natureza de vida-morte-vida do amor

02/Maio

Capítulo 6 - A Procura Da Nossa Turma: A Sensação Da Integração Como Uma Bênção

Capitulo 7 - O Corpo Jubiloso: A Carne Selvagem

 

16/Maio

Capítulo 8 - A Preservação Do Self: A Identificação De Armadilhas, Arapucas E Iscas Envenenadas: A Mulher Braba

Capítulo 9 - A Volta Ao Lar: O Retorno Ao Próprio Self, Pele de foca, pele de alma

 

30/Maio

Capitulo 10 - As Águas Claras: O Sustento Da Vida Criativa

Capítulo 11 - O Cio: A Recuperação De Uma Sexualidade Sagrada

 

13/Junho

Capítulo 14 - La Selva Subterrânea: A Iniciação Na Floresta Subterrânea, A donzela sem mãos

Capitulo 15 - Agir Como Sombra: Canto Hondo, O Canto Profundo

Compartilhe esse curso com seus amigos para torna-lo ainda mais especial